Languages

< All Topics
Print

Floti

FLOTI

Os Floti são humanóides pequenos e compactos recobertos por uma pelagem curta e macia, semelhantes a petauros do açúcar. Seu pelo é manchado e varia do azul ao roxo(Floti de Kau Kiek onde as cascas das árvores são dessas cores), vermelho ao castanho(Floti do Mar Movediço), do cinza ao preto(Floti das cavernas) ou branco(Floti da neve). Possuem cerca de 90 centímetros de altura e pesam cerca de 20 kg. Uma membrana de pele conecta seus pulsos a sua cintura e é usada por estes pequeninos para planar entre um ponto elevado a outro mais baixo. Devido a essa característica fisiológica, os Floti não usam nenhuma peça de roupa no torso e costumam se deslocar com pouca carga para não atrapalhar sua capacidade de movimento aéreo. Seus membros superiores são mais longos e robustos que suas pernas.

Vivem em comunidades tribais onde todos trabalham para a coletividade, angariando alimento, água e recursos que todos podem usufruir. Sua longevidade curta faz com que os Floti vivam intensamente. Eles falam muito e muito rápido, fazem amizade rapidamente, se desentem e perdoam rapidamente, pois não há tempo a perder em uma vida que passa em um piscar de olhos. Sua expectativa de vida é de 50 anos. Um Floti que atinja 60 anos é considerado um venerável ancião e será extremamente respeitado entre seu povo. Seu lar ancestral é Kau Kiek, a floresta das altas árvores que se estendem a um quilômetro do solo.


Traços de ancestralidade:

Pontos de vida: 6

Melhoria de atributo: Destreza, Sabedoria e um livre.

Defeitos de atributo: Força.

Idade: Um Floti atinge a idade adulta aos 4 anos e pode viver cerca de 50 anos.

Tendência: Os Floti tendem a ser caóticos e bons ou neutros e bons. Eles são agitados, mas gostam de viver em harmonia com os outros seres vivos, evitando o sofrimento sempre que possível.

Tamanho: Cerca de 90 centímetros de altura e 20 kg. Seu tamanho é pequeno e recebem um bônus de tamanho de +1 na CA, um bônus de tamanho de +1 nas jogadas de ataque, uma penalidade de -1 no Bônus em Manobra de Combate e na Defesa contra Manobra de Combate e um bônus de tamanho de +4 nos testes de Furtividade.

Velocidade: Sua velocidade base de caminhada é de 7,5 metros.
Planar:
um Floti é capaz de se deslocar planando de um ponto mais elevado para outro mais baixo com uma ação de movimento. Para isso, ele deve estar usando nenhuma armadura ou uma armadura leve feita sob medida para permitir a ação de suas membranas e não pode estar carregando carga média ou pesada. Para cada 1,5m de distância horizontal percorrida, o Floti perderá 1,5m de altitude e é incapaz de fazer manobras para subir. Também não é possível alterar a direção em pleno ar a menos que o jogador adquira talento para tal. Ao planar ele pode percorrer no máximo o dobro da distância de seu movimento base do ponto de salto até o ponto de aterrissagem. Se ao final do movimento não houver ponto para aterrissar, o Floti perde o controle do vôo e cai, sofrendo dano de queda ao atingir o chão.

Reflexo de fuga: Um Floti possui +2 em testes de Reflexos mesmo se estiver surpreendido.

Idiomas: Um Floti é capaz de falar o idioma comum e sua língua nativa, o Tii kik, que consiste em pequenos guinchos agudos e estalos com os dentes frontais. Personagens de outra espécie que desejem aprender o Tii Kik devem gastar o dobro de pontos de perícia normais para tal, devido a dificuldade de reproduzir corretamente os sons característicos da fisiologia Floti.

HERANÇAS


Floti de Kau Kiek

Floti de Kau Kiek. Arte by Dandi. https://piratadandi.wixsite.com/dandi

Escalar: um Floti de Kau Kiek é adaptado à vida nas florestas ou nas selvas e sabe escalar árvores e usar a folhagem em seu favor. Quando Escalar árvores, vinhas e outras folhagens, você se move à metade de sua Velocidade em um sucesso e à sua Velocidade total em um sucesso crítico (e se move à sua Velocidade total em um sucesso se possuir Escalada Rápida). Isto não o afeta se você estiver usando uma Velocidade de escalada. Você também recebe +2 de bônus nas perícias Acrobatismo e Atletismo em ambientes florestais.

Resistência a venenos: Você adquire resistência a veneno igual à metade de seu nível (mínimo 1) e cada jogada de salvamento bem-sucedida contra uma aflição de veneno reduz o estágio dele em 2 passos (ou reduz em 1 passo para um veneno virulento). Cada sucesso crítico contra um veneno em progresso reduz o estágio dele em 3, ou em 2 no caso de um veneno virulento.

 

 

Floti do Mar Movediço

Escalar: um Floti do Mar Movediço é adaptado à vida nas plataformas rochosas e sabe escalar rochas com maestria. Quando Escalar rochas, você se move à metade de sua Velocidade em um sucesso e à sua Velocidade total em um sucesso crítico (e se move à sua Velocidade total em um sucesso se possuir Escalada Rápida). Isto não o afeta se você estiver usando uma Velocidade de escalada. Você também recebe +2 de bônus nas perícias Acrobatismo e Atletismo em ambientes rochosos.

Dentes afiados: sua mordida é uma arma a se temer. Você adquire um ataque desarmado com os dentes que causa 1d4 de dano perfurante. Suas mandíbulas estão no grupo pugilato e possuem os traços acuidade e desarmado.

 

Floti das cavernas

Escalar: um Floti das cavernas é adaptado à vida nas estalactites cavernosas e sabe escalar rochas com maestria. Quando Escalar rochas, você se move à metade de sua Velocidade em um sucesso e à sua Velocidade total em um sucesso crítico (e se move à sua Velocidade total em um sucesso se possuir Escalada rápida). Isto não o afeta se você estiver usando uma Velocidade de escalada. Você também recebe +2 de bônus nas perícias Acrobatismo e Atletismo em ambientes rochosos.

Visão no escuro: Um Floti das cavernas enxerga na escuridão e sob luz fraca tão bem quanto é capaz de enxergar sob luz brilhante, embora sua visão na escuridão

seja em preto e branco.

Sentidos aguçados: bônus de +2 em testes de percepção. Penalidade de -2 contra quaisquer efeitos que visem ofuscar o Floti com luz forte.

 

Floti da neve

Deslizar: Em superfícies escorregadias você pode usar testes de Acrobatismo para se mover a sua Velocidade total em um sucesso e ao dobro dela em um sucesso crítico. Você ganha um bônus de +2 ao utilizar esta manobra. O bônus também se aplica a tentativas de se manter em pé em superfícies escorregadias.

Resistência ao frio: Sua pelagem espessa lhe permite resistir ao frio com muito mais facilidade. Você adquire resistência ao frio igual à metade de seu nível (mínimo 1) e você trata efeitos ambientais de frio como se fossem um passo menos extremo (frio incrível se torna extremo, frio extremo se torna severo e assim por diante).

 

Religião


Os Floti tem um grande respeito pela natureza que alcança um grau de devoção espiritual, embora não possuam uma religião formal com relação a ela. Um Floti que se torne um clérigo do domínio da natureza ou druida simplesmente sente que ele e a natureza são um só e que ela é canalizada através dele, ao invés de sentir-se abençoado por uma divindade específica.

 

Relações com outras espécies


Os Floti possuem um estilo de vida simples em comunhão com a natureza e acham estranho os modos de vida da dita “civilização” que impõe inumeráveis regras chamadas “leis” que seus próprios criadores violam a todo momento. Seu julgamento moral deriva do consenso de sua comunidade e da palavra de seus anciões, cuja sabedoria é ouvida e seguida com enorme respeito. Um Floti que tenha sido criado em uma cidade humana por outro lado poderá apresentar uma personalidade diametralmente oposta, entendendo que as espécies maiores usam de sua força superior para oprimí-lo e portanto usará suas capacidades naturais para responder na mesma moeda, enganando e trapaceando quando perceber-se vítima de ameaças e abusos.

Humanos: criam regras complicadas para a vida em sociedade, que frequentemente eles mesmos burlam e isso soa como loucura para os Floti. Humanos são enganadores e gananciosos, algumas vezes violentos e devem ser observados com cautela. Caso um Floti conheça um humano que demonstre ser verdadeiramente bom e sincero, poderá se apegar a ele como um grande amigo rapidamente.

Magibrutos: são perigosos e corpulentos, frequentemente grosseiros e ameaçadores. Os Floti os evitarão sempre que possível por autopreservação. Quando não for possível, serão diplomáticos e sucintos na comunicação, evitando que algo dito desperte sua ira. Caso um magibruto demonstre respeito a um Floti e que ele não representa uma ameaça ao pequenino, a barreira inicial do medo poderá ser vencida e uma amizade verdadeira poderá se firmar. Da parte do Floti é por fazerem amizade rápido e da parte do Magibruto por se sentirem verdadeiramente acolhidos em um mundo em que todos os temem e rejeitam.

Tarkal: Aaah!!! Uma aranha gigante! ELA TÁ FALANDO NA MINHA CABEÇA! Nossa, ela é inteligente. Ufa, ela não quer me fazer mal. Fala muito difícil, mas me deixou muito curioso, acho que vou andar com ela. Será que dá pra ser amigo de uma aranha gigante?

Phaemon: Uau! Como você é bonito(a)! Você é uma fada?! Você parece uma fada. Eu ia gostar ser amigo de uma fada, eu quase tenho asas que nem uma fada, acho que você vai gostar de mim, eu já gosto de você!

Sandon: um boneco de pano falante! Que legal! Meio obsessivo, mas continua sendo muito legal.

 

Aventureiros Floti


A vida de um Floti é curta e intensa. Jovens adultos Floti podem ser tomados daquilo que é chamado em seu povo de “o deslumbre”, um fervoroso desejo de explorar o mundo e conhecer terras distantes. É muito difícil dissuadir aqueles que entram nesse estado emocional, ainda mais quando são alimentados pelas histórias de Flotis mais velhos que partiram em suas próprias jornadas de deslumbre quando jovens, testemunharam coisas maravilhosas e retornaram para alimentar a imaginação das novas gerações com suas histórias extraordinárias.

Considere fazer uma doação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário