Gotoban
GOTOBAN
Uma belíssima estância turística balneária, famosa por suas geódias tubares vitrais. Gotoban é um grande vilarejo composto por cabanas de madeira elevadas do solo arenoso, entremeadas pelas geódias que tornam este local tão famoso e procurado por turistas. As geódias tubares que crescem aqui são formadas de sílica da areia local, o que as tornou translúcidas e até mesmo transparentes em alguns pontos. Algumas delas tem outros minerais em sua composição, tornando-as grandes tubos de vidro semi-abertos de diferentes cores. Cascatas de água se derramam a partir de uma grande mesa rochosa para dentro dessas tubares, gerando um lindo efeito ótico de decomposição da luz solar que atravessa as paredes cristalinas das geódias e a água em movimento, gerando um caleidoscópio de luzes coloridas que dançam sobre as areias.
Essa combinação única de elementos naturais torna Gotoban um parque aquático natural e sua principal fonte de renda são as estalagens e acomodações para turistas, bem como sua rica gastronomia local. Devido a essa natureza divertida e frugal, o local é amplamente habitado por Phaemons, que se deleitam ao constantemente receber pessoas novas e lucrar com seus festivais, danças e canções.
População:
10.000 fixa (70% Phaemon, 10% Floti, 10% Magibruto, 10% outros). Há uma população turística flutuante que chega a dobrar a população local durante o período da Akororop.
Festivais
Akororop
É o nome dado a um período de cheias no qual o volume de água que corre pelas tubares vítreas aumenta consideravelmente, tornando-as perfeitas para os turistas deslizarem por dentro e se divertirem muito. Os phaemons conduzem nesta época um grande festival que dura de sete a quinze dias(o tempo que as cheias durarem). Nele, grande fartura de comida e bebida é servida aos turistas, enquanto danças e canções preenchem o lugar com alegria.
A Akororop é interpretada metaforicamente como um período de fertilidade, já que o maior volume de águas estimula o maior crescimento de vegetais e há mais peixes circulando pelas tubares. Dessa forma, também é um período em que as pessoas se sentem mais inclinadas a se relacionarem umas com as outras, ainda mais em meio a um festival que dura vários dias. Não raro meses depois nascem aqueles que são chamados de “filhos do Akororop”.
Festival do Irisarak
Cerca de seis meses após o fim da Akororop, é chegada a hora de caçar um Irisarak! Trata-se de um crustáceo longilíneo como uma cobra, protegido por segmentos de um exoesqueleto resistente. Ele possui pinças longas e finas que ficam recolhidas junto a sua cabeça fusiforme enquanto ele nada pelas geódias tubares do subterrâneo, expandindo-as quando encontra uma presa, bloqueando sua passagem. Ele também possui uma segunda cabeça com outro par de pinças na outra extremidade do corpo, dando a ele ciência total do que há a frente ou atrás de si. É um predador grande e perigoso, mas que exerce um papel vital de controle populacional de outras criaturas do submundo. É portanto malvisto pela população local caçá-los fora do período do festival do Irisarak.
As minas do Rei Gotoban
Reza a lenda que na área das tubares que levam a cratera de acesso ao subterrâneo, há as míticas minas do Rei Gotoban. Ele foi o desbravador que descobriu este local tão incrível e fundou o vilarejo de mesmo nome. As histórias contam que ele explorou as tubares do subterrâneo, sobrevivendo a confrontos com Irisaraks enormes, além de outros monstros ainda mais temíveis, para descobrir veios abundantes de arcanium num bolsão cavernoso seco, acessível após uma sessão submersa de corredores rochosos. Não se sabe se essas minas de fato existem ou são apenas boatos infundados.
Governo
Gotoban é governada por um rei local, que é submisso ao soberano, nome dado ao cargo do rei de toda Honuan. O rei é estabelecido por um desafio entre pretendentes ao cargo, assim como ocorre com o soberano. Contudo, é raríssimo ocorrer um desafio na festiva Gotoban. Os Phaemon locais só entram em confronto político quando são vítimas de tirania e injustiça, preferindo viver de forma pacata.
Religião
Não há uma religião oficial, mas uma grande parte dos habitantes cultua o Aspecto da natureza.
Importação
Itens manufaturados de metal.
Exportação
Peixes e frutos do mar em geral. Artesanato, souvenir e bijuterias de materiais naturais.