Interespaço
INTERESPAÇO
Imagine-se caminhando por um local bucólico em meio a mata e, ao tropeçar, subitamente perceber que está em uma paisagem de ruínas ancestrais ao invés de dar de cara com a grama. Parabéns, você acaba de descobrir um bolsão de interespaço. Esses extraordinários locais consistem em pontos nos quais a realidade do plano material se dobra, criando um espaço entre espaços. As paisagens dos bolsões normalmente são muito diferentes do local onde estão seus pontos de entrada. É possível que os locais do interespaço sejam na verdade pequenos fragmentos de cenários do antigo universo que existiam antes da regênese causada pela cápsula primordial criadora do universo atual onde há o mundo de If. Dessa forma, os bolsões de interespaço seriam como pequenas manchas de óleo boiando na água, uma mistura heterogênea entre duas realidades incompatíveis.
Os pontos de entrada do interespaço são de difícil detecção, não emitem qualquer som, brilho e também não irradiam magia. Um teste de percepção contudo é capaz de chamar a atenção do observador para algo estranho na interação com o ambiente ao redor. Se você iluminar o ponto de entrada para o interespaço ele não refletirá o brilho de sua tocha, pois a luz penetra através da dobra espacial. A chuva também causará um fenômeno visual confuso, pois ela também entra na dobra e o chão no ponto de entrada permanecerá seco, enquanto ao redor está completamente encharcado.
Em alguns bolsões o ponto de entrada é o mesmo de saída, contudo em outros não, o que os torna particularmente perigosos, pois o explorador acidental pode se ver preso em uma paisagem extradimensional de saída desconhecida.