Portas de Nob
PORTAS DE NOB
Uma porta de Nob é um fenômeno sobrenatural que intriga estudiosos das artes místicas. A primeira vista, elas parecem portas sólidas, feitas de matéria comum. Porém elas não interagem com nenhuma matéria ao seu redor, se comportando como “fantasmas” em termos práticos. Elas não refletem a luz ambiente, como se tivessem seu próprio grau de iluminação. Isso causa efeitos óticos estranhos, com algumas delas totalmente iluminadas em meio ao breu de uma noite sem lua, ou outras completamente imersas em sombras sob o sol do meio-dia. A chuva as atravessa como se elas não estivessem ali. É impossível tocá-las, mesmo utilizando magia.
Elas não são objetos espectrais ou etéreos e mesmo seres incorpóreos ou etéreos não conseguem interagir com estas portas. A única forma conhecida de interagir com essas estranhas manifestações é inserindo a chave correta em sua fechadura. A razão pela qual a chave de uma porta de Nob é sempre tangível e a porta em si ser sempre intangível é desconhecida.
Ao inserir a chave correta em sua fechadura, a porta se abre – desta vez revelando passagem para algum local desconhecido. A maioria delas se mantém aberta por 33 segundos e se fecha novamente sozinha, todavia existem relatos de portas com tempos erráticos de abertura. Muitas portas de Nob teleportam aquele que as atravessa instantaneamente para um outro local distante no plano material, mas algumas levam para espaços extradimensionais desconhecidos. O ponto de chegada possui uma segunda versão da mesma porta, com algumas exceções. Após ser utilizada como passagem a mesma porta só se ativa novamente após 3 semanas.
Tentar usar a chave correta na fechadura após a porta de Nob já ter sido atravessada não causa nenhum efeito. A chave gira na fechadura, mas a porta não se abrirá. Ao tentar usar uma chave incorreta, a chave atravessa a porta como toda a matéria ordinária.
A localização das chaves desses portais extraordinários é um “segredo guardado a sete chaves” (com o perdão do trocadilho). Normalmente quem possui uma dessas chaves e sabe de sua função mantém o fato em absoluto sigilo, temendo tê-la tomada a força por ladrões de artefatos. Existem chaves que foram perdidas durante confrontos por sua posse e outras cujo paradeiro ainda não foi localizado.
Especulações
Inúmeras teses já foram levantadas sobre o que de fato são e quais as origens das portas de Nob. Uma delas é que tais portas sejam objetos remanescentes. Outra hipótese é que elas fossem portais mágicos de conexão entre pontos distantes no universo que existia antes da regênese de Glitch Mundi e permaneceram no universo atual como fragmentos de magia dimensional errática, com seus encantamentos de vinculação às chaves ainda ativos, mas com funcionamento anômalo.
Origem do nome
Nob foi uma aventureira de ímpeto explorador que se deparou com uma dessas estranhas portas e dedicou sua vida a estudá-las. Reza a lenda que ela conseguiu reunir uma quantidade considerável de chaves, além de mapear os pontos de entrada e saída de cada uma das portas as quais ela possuía acesso. O paradeiro atual do mapa e seu chaveiro é desconhecido.
Exemplos de Portas de Nob
Abaixo seguem apenas alguns exemplos de portas de Nob. Muitas outras podem ainda serem descobertas e mapeadas por exploradores aventureiros.
Porta 77: Uma geringonça estapafúrdia com 77 fechaduras idênticas distribuídas de forma desalinhada por toda a superfície da porta. Somente uma delas é a correta e ativa a passagem para seu destino. As demais fechaduras ativarão uma contra-medida de segurança e farão a porta desaparecer e reaparecer num raio de 7 km de sua posição atual. A fechadura correta se altera a cada uso da porta 77. Para identificar a fechadura correta, a porta exibe um enigma em um disco metálico em seu centro, que muda de acordo com a alteração da fechadura correta. Reza a lenda que há um cálculo matemático capaz de determinar a fechadura correta atual, assim como as próximas. Seu ponto de entrada fica nas minas vulcânicas em Teahon e seu ponto de saída fica embaixo d´água, próximo as praias de Centra. Abrir a porta nas minas vulcânicas não faz o mar de Centra vazar para lá, contudo um ser vivo que chegue no ponto de saída deverá prender a respiração e usar os meios necessários para nadar e chegar a superfície para não se afogar.
Rota do rato: esta porta fica a 5 cm de profundidade dentro de uma toca de rato, de maneira que não é imediatamente visível por uma pessoa em pé. Ao usar sua respetiva chave, a porta se expande até o tamanho de uma porta compatível para a passagem de criaturas de tamanho médio ou grande(com alguma dificuldade). Ao se fechar, ela retorna ao seu tamanho diminuto. Ela se localiza atrás do balcão da taverna do Rei Nu em Centra. Seu ponto de saída é no rochedo dos afogados próximo a Dolkadan.
Passo da sombra: esta porta está permanentemente imersa em escuridão total e como todas as portas de Nob, não reage a luz natural ou mágica. Seu ponto de entrada é no fundo de uma caverna no continente de Dolkan. Seu ponto de saída fica próximo na terma das ruínas em Teahon.
Ádito de vidro: Esta porta é completamente invisível a olho nu, mas pode ser vista através da lente de vidro existente na sua respectiva chave. Nenhuma magia ou efeito de 8º nível ou inferior é capaz de tornar o ádito de vidro visível. Seu ponto de entrada se localiza num bolsão de ar numa caverna subaquática num banco de areia no continente de Honuan e seu ponto de saída fica no redemoinho de areia nas praias do continente de Morgen.